A riqueza cultural do Nordeste, cujas referências percorrem País e mundo afora, ganha mais um canal de acesso dentro da série “Grandes Personalidades do Nordeste”, promovida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Biografias como as de Padre Cícero, Zumbi dos Palmares e Nísia Floresta farão parte dos programas, que ganha também um espaço de discussão digital, integram a programação da série que conta com sete edições programadas para irem ao ar às quintas-feiras – a primeira delas marcada para o próximo dia 18, sempre às 17h. Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, será tema do programa de estreia, que pode ser acompanhado no perfil do Instagram @FundajOficial.
De acordo com o diretor do espaço Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, Mario Helio. “a série vai destacar alguns dos nomes que fizeram a cultura nordestina ir além da cana-de-açúcar e dos verdes mares bravios de sua terra”. Ele completa ainda que, nas palestras, sempre que possível, o acervo da Fundaj será utilizado, em especial o que está disponível no Centro de Estudos da História Brasileira.
A personalidade Lampião, que estreia a série, era natural de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Lampião, que viveu apenas quarenta anos e fez-se uma lenda, é fonte de permanentes pesquisas, estudos, leituras e releituras de um tempo em que no Brasil imperava mais a força do que a lei em si.
Nesta primeira palestra, que terá o pesquisador Frederico Pernambucano de Mello, o público vai conhecer as “faces” do nordestino e a importância do movimento ao qual fazia parte, com mediação do jornalista Marcelo Abreu. A programação ficará dividida em origem do cangaço, revoluções históricas e a figura de Lampião neste contexto.
O cangaço será apresentado como uma insurgência coletiva, grupal, armada, e meta racial; e Lampião, como uma espécie de rei que impunha seu reinado pela força. Mas que, apesar disso, tinha um lado sensível à arte, pois, quando menino, aprendeu a ser alfaiate.
Serviço:
Série Grandes Personalidades do Nordeste
Tema “Lampião, com palestra do pesquisador Frederico Pernambucano de Mello
Quinta-feira (18), 17h, no Instagram @FundajOficial
(FolhaPE)