Uma menina de 2 anos e 7 meses de idade, que mora no Sítio Bezerra na Zona rural de Trindade (PE), foi atendida na última terça-feira (19), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) do município com uma ferida na região da cabeça causada por parasitas.
O diretor da unidade de pronto atendimento UPA, afirma que a equipe que prestou os primeiros atendimentos identificou o foco de miíase que é um tipo de infecção de pele causada pela presença de larvas de mosca. Ele disse também que a unidade não sabe o vínculo de parentesco da pessoa que levou a menina até a UPA e que o Conselho Tutelar já está a par da situação.
“Foi prestado todo atendimento. Foi retirado o máximo de miíase naquele momento, até porque a criança fica num estado de agonia muito grande. Após o atendimento a criança ficou sob custódia do Conselho tutelar do Município de Trindade, onde foi internada no hospital Municipal de Trindade Maria Veneri”, assegurou.
O diretor reforçou que a criança tem outros problemas de vulnerabilidade social. Em contato com o Conselheiro Tutelar que acompanha o caso, Gilvan Andrade, ele afirmou para a redação que a menina precisou ser transferida na quarta-feira (20) para o Hospital Regional Fernando Bezerra em Ouricuri (PE), e que a responsabilidade do Conselho tem sido acompanhar a mãe durante este período hospitalar. Ele também assegurou que a rede está mobilizada sobre o caso.