O pastor da Igreja Episcopal Carismática do Brasil em Petrolina (PE), Rodolfo Carneiro, suspendeu as atividades da instituição por 15 dias como medida preventiva para o enfrentamento ao COVID-19. A decisão foi tomada após ele participar de reunião ontem (17), com prefeito Miguel Coelho e outras lideranças religiosas.
Na conversa o gestor municipal solicitou o apoio dos representantes para a redução das celebrações religiosas e a diminuição do público nos templos para um volume inferior a 100 ou 50 pessoas. A recomendação municipal se alinhou ao decreto do Governo do Estado, lançado logo em seguida, onde proibiu eventos públicos e privados de qualquer natureza com mais de 50 pessoas.
“Como igreja nós devemos ter responsabilidade com a população e nós estamos somente seguindo o que muitos já estão fazendo. As escolas suspenderam suas atividades, várias repartições, empresas estão orientando seus funcionários a trabalharem no sistema home office em casa, o shop vai reduzir seu horário de funcionamento, os bancos também. esse é um momento de termos cautela e fazermos o que tiver ao nosso alcance para frear essa pandemia.
De acordo com o pastor Rodolfo, a partir desta quarta-feira (18), não haverá cultos presenciais nas quartas e nos domingos. Ele salienta que está pensando na possibilidade de fazer o culto de portas fechadas apenas com sua presença, o ministério de louvor e uma equipe para transmitir o culto ao vivo através da internet. “Nós seguiríamos a mesma liturgia, mas sem ter ninguém na igreja. As pessoas estariam em casa assistindo o culto ao vivo”, disse. A decisão sobre essa possibilidade será repassada aos membros da igreja até o fim de semana.