No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados devido às altas temperaturas, sobretudo no Nordeste.
De acordo com o dermatologista do IMIP, Valter Kozmhinsky, é muito importante o uso de protetor solar para se proteger do sol. O médico dá algumas dicas de como utilizá-lo de forma eficaz e segura, chamando a atenção para o cuidado redobrado que os pais devem ter com as crianças.
Confira as dicas:
– O protetor solar deve ser aplicado de duas em duas horas, mas se houver exposição excessiva ao sol, atividades na água, ou muita perda de suor, a reposição deve ser reforçada de hora em hora.
– Essa recomendação vale, inclusive, para aqueles que preferem a sombra, pois a luz solar é refletida na água e na areia, por exemplo. É indicado ainda o uso de chapéus, bonés, óculos escuros, roupas com proteção UVA e UVB, sombrinhas e sombreiros, como aliados ao uso do protetor, esse sempre indispensável.
– Para as crianças, os cuidados devem ser redobrados, pois o risco de insolação é alto. Até os 6 meses de idade, no entanto, não é recomendável o uso de protetor solar, pois a criança pode desenvolver alguma alergia ou irritação.
– O ideal é manter os bebês novinhos na sombra, com camisetas e chapéu – principalmente das 10h às 17h, quando o sol é mais forte A partir do sétimo mês, a proteção solar deve se tornar um hábito.
– O fator de proteção 30 é o indicado para a maioria dos pequenos, mas, caso a pele do bebê seja muito clara, o melhor é optar por um FPS acima de 40. Além disso, o protetor ideal é o que bloqueia tanto os raios UVA (de efeito cumulativo que, com o tempo, levam ao envelhecimento da pele) como os UVB (responsáveis pela vermelhidão e sensação instantânea de queimadura).
– Para adultos e crianças é preciso aplicar uma camada generosa de protetor antes da exposição ao sol, pois ele costuma demorar, em média, 20 minutos para penetrar na pele.
Segundo o dermatologista, cerca de 70% dos cânceres de pele ocorrem na face, por isso, todo cuidado é pouco na hora de se proteger do sol.
Para curtir o verão e manter a saúde as dicas são: beber muito líquido, dando preferência à água mineral, água de coco e sucos naturais; optar por roupas leves, de preferência de algodão; realizar refeições leves ao longo do dia e, se possível, frescas ou na temperatura ambiente; utilizar as proteções indicadas e usar um hidratante pós-sol para pele.