Após infestação em bairros de Petrolina, população é orientada sobre medidas a serem tomadas em acidentes com escorpiões

1
2

Com a chegada do verão e do período chuvoso, principal época de reprodução dos escorpiões, a Prefeitura de Petrolina orienta a população sobre as medidas para prevenir o aparecimento desses animais nas residências. Os escorpiões têm hábitos noturnos e se alimentam, principalmente, de insetos e aranhas.

Em Petrolina, a população informou em participação no Programa Edenevaldo Alves na Petrolina FM sobre diversos bairros com infestação do réptil.

A gestão municipal realiza o combate desse animal, através da captura das espécies e das orientações repassadas à população pelos agentes de saúde e de endemias. Mas, vale frisar que esse é um trabalho preventivo, pois as ações por parte dos moradores são de suma importância, como a limpeza de terrenos e quintais, por exemplo. “A gente salienta a importância de cada morador avaliar seu imóvel e eliminar possíveis situações que tornem a residência atraente para o surgimento de insetos, principalmente baratas, pois irá promover a proliferação de escorpiões. O lixo doméstico deve ser colocado em sacos plásticos ou cestos de lixo, devidamente fechados, para posterior coleta. É importante também evitar nas residências acúmulo de entulhos, telhas, blocos e madeiras”, frisa a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Em caso de acidente com escorpião no município, a orientação é que a pessoa lave o local da picada com água e sabão e procure o Hospital Universitário (se for adulto) e o Hospital Dom Malan (se for criança) para que a equipe de saúde avalie a necessidade de aplicação do soro antiescorpiônico. Se possível capture o escorpião para levá-lo para a identificação da espécie. “Todas as espécies de escorpião podem inocular veneno pelo ferrão e a gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado. Este ano, foram registrados 11 acidentes com escorpião em todo município”, finalizou Marlene Leandro.

1 COMENTÁRIO

  1. Como disse a enfermeira do posto de Saúde do Pedra Linda (depois da uma picada no pé).
    – Vá para o Traumas que eles atendem lá.

    No Neurocário, hospital particular do plano de saúde disseram:
    – Aqui, a gente não tem vacina, pois ela só está disponível na rede pública!

    No Traumas…
    – Não pode estacionar aqui senhor, deixe o carro lá fora.
    – Faça a ficha…
    -Vá naquela sala….
    – Aguarde o médico aparecer, ele não está por aqui e não se sabe que horas volta, você é nono…

    Com o dedo inchado, doendo, pulsando e a língua formigando, adiantei o processo e fui pra UPA!
    -Faça a ficha.
    -Aguarde…
    40min depois, um – Pode vim!

    – Não se preocupe! Picada de escorpião não faz mal algum, só causa dor! (disse o médico).

    Passou um analgésico no soro e mandou embora! (03 dias depois, a dor cessou por completo).

    Assim foi o dia que começou com uma picada de escorpião amarelo escondido no tênis às 7:00 da manhã e a dor que só diminuiu por volta das 11:00 da manhã, depois de fazer um tour pelo Pedra Linda, Neurocárdio, Traumas e UPA…

Comments are closed.