Coordenadores da VIII Geres explicam sobre a Campanha de vacinação contra a gripe em Petrolina

0
2

O programa Nacional de Imunização se consolidou no Brasil como uma referência de políticas públicas de Saúde. O plano que busca atender todo o território brasileiro, desde a região urbana à zona rural, têm o objetivo de manter sob controle as doenças preveníveis por meio da vacinação.

Em entrevista ao Programa Edenevaldo Alves, o Coordenador do Programa de Imunização (PNI) da VIII Geres de Petrolina, Heberton Novais, explicou sobre o público que a campanha vacinal contra gripe busca atender. “A influenza é um vírus sazonal e os estudos epidemiológicos mostram que o público mais atingido e que têm um fator de morbidade, são os que estão nos extremos da faixa-etária, ou seja, crianças e idosos” expôs.

Além deste público, estão incluídos trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 6 anos incompletos; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) ; povos indígenas; idosos (a partir dos 60 anos); professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional

Conforme a coordenadora do PNI, Olga Cerqueira, a rede está abastecida para atender todo esse público. “O ministério está enviando as vacinas de acordo com cotas. Já recebemos duas cotas. Na primeira recebemos uma porcentagem 40% e na segunda 21%, até o término da campanha a gente recebe 100%. Está muito abastecido” confirmou.

Heberton explicou que a finalidade da vacina é reduzi o número de internação e prevenir o óbito. O coordenador ainda ressaltou o papel da VIII Geres na campanha que têm um público alvo de 117.205 habitantes em sete cidades do estado. “Enquanto regional, a gente fornece informação, suporte técnico, distribuição das vacinas, monitorara, realiza visitas técnicas no município, mas a organização no território é de cunho municipal para poder contemplar o público alvo” concluiu.