Desde 2014 os estudos realizados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em virtude do Programa Básico 23 – PBA 23 do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), por meio do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) e do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), começaram a ser trabalhados em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Prefeituras de Salgueiro e Cabrobó. Como etapa fundamental para a efetivação da proposta, serão realizadas hoje (13) e amanhã (14) as consultas públicas nestes dois municípios pernambucanos. Hoje, a consulta acontece durante a manhã em Salgueiro, no IF Sertão-PE, na BR 232 – Km 504.
Amanhã (14), a consulta será realizada em Cabrobó, a partir das 8h, na Escola de Referência José Carlos Cavalcanti, localizada à R. 11 de Setembro, 647, no Centro da cidade. É possível acessar a proposta na íntegra no site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco: http://www.semas.pe.gov.br/web/semas
A UC destina-se à proteção de um Complexo de Serras que ainda abriga importantes representantes da flora e da fauna do Bioma Caatinga. Também estão envolvidos na iniciativa diversos atores com atuação na área como Incra, IPA, Compesa, sindicatos, associações e população local, resultando na presente proposta de criação de Unidade de Conservação (UC).