2º turno: 18 países já finalizaram votação para presidente da República

0
2

Às 10h deste domingo (28), no Brasil (horário de Brasília), quando as seções eleitorais no país já se encontravam abertas para votação há duas horas, os eleitores brasileiros de 18 países já haviam terminado de votar para eleger o presidente da República no segundo turno do pleito. Isso ocorre justamente devido à diferença de fuso horário entre os países e o Brasil.

Wellington, capital da Nova Zelândia, foi a primeira cidade a encerrar a votação, às 2h deste domingo. Além da Nova Zelândia, a eleição também já terminou na Austrália, China, Cingapura, Coreia do Sul , Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nepal, Omã, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste e Vietnam.

A partir das 12h deste domingo (28), os últimos eleitores brasileiros no exterior que começarão a votar são os que residem em San Francisco, Los Angeles (EUA) e em Vancouver (Canadá). Na cidade canadense, a votação será encerrada às 20h do horário de Brasília. Nas duas cidades americanas, as eleições vão até as 21h do horário de Brasília.

De acordo com os dados do TSE, 500.727 eleitores brasileiros residentes no exterior estão aptos a votar em 171 localidades eleitorais de 99 países para eleger o presidente da República neste segundo turno.

Faixa etária

A faixa etária com o maior volume de eleitores no exterior é a que contém cidadãos entre 35 e 39 anos de idade. São 78.938 brasileiros, número que corresponde a 15,76% do universo de eleitores que votam fora do país. Em seguida, vêm os eleitores que se encontram na faixa etária de 40 a 44 anos, com 71.798 pessoas, o que equivale a 14,34% do total.