O Dia do Rio, iniciativa instituída por resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) para suspender a captação de água no Rio São Francisco às quartas-feiras, será flexibilizado. A confirmação veio na reunião promovida pela agência federal, em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os estados da bacia hidrográfica. A partir do dia 1º de julho e até novembro, as captações devem ser suspensas na primeira e terceira quarta-feira de cada mês.
A decisão foi proposta em atendimento ao pleito apresentado pelos representantes dos perímetros irrigados instalados na bacia do chamado rio da integração nacional. O argumento era que os reservatórios instalados apresentavam uma situação de conforto, motivo pelo qual a medida, para o segmento, seria dispensável. Apesar da posição da ANA, os perímetros irrigados não se sentiram contemplados.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, reforçou que o colegiado respeita a decisão da ANA. “Por ser o órgão que tem os técnicos mais capacitados para se posicionar oficialmente sobre essa questão”, declarou ele durante a videoconferência, no escritório do Comitê, em Maceió (AL).
Proliferação de algas
A videoconferência também contou com a participação de técnicos das empresas de saneamento de Sergipe (Deso) e de Alagoas (Casal), as quais apresentaram estudos sobre a proliferação de algas na região do Baixo São Francisco, entre os dois estados. A equipe técnica das empresas confirmaram o fato, sem apontar com certeza os motivos que levam ao problema. Uma das possibilidades é o lançamento de esgoto sem tratamento no rio.
Durante a reunião, entrou em pauta a discussão quanto à proposta de construção do reservatório pulmão no município alagoano de Piaçabuçu, localizado na foz do Velho Chico, e que sofre com a intrusão salina. O setor de engenharia da Casal se comprometeu em entregar o projeto para a realização da obra por parte do CBHSF em até 15 dias. “É bom que esse prazo seja colocado nesse fórum, porque nós já solicitamos de forma insistente esse projeto e até agora não nos foi entregue. Inclusive, quero aproveitar a oportunidade para confirmar que a comissão de conflito de uso da água, que trata dessa questão, tem reunião agendada para o dia 26”, anunciou o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda.
Período seco
A reunião também contou com a participação da equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que apenas confirmou a chegada o período seco para a bacia do São Francisco. Não há previsão de chuvas para os próximos dez dias.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também se posicionou quanto às premissas para os reservatórios instalados no São Francisco, mantendo a defluência no reservatório de Três Marias (MG) em 214 metros cúbicos por segundo (m³/s); Sobradinho (BA) em 660 m³/s e Xingó (AL), em 613 m³/s.
A próxima videoconferência está confirmada para a próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 10h. Participaram do encontro, representantes dos estados banhados pelo Velho Chico, Marinha, governo federal, Ministério Público Federal (MPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre outros.
Fonte: CBHSF