Jovens do bairro Alto do Cocar e de comunidades vizinhas receberam na sexta-feira (20), os certificados de conclusão do curso de empreendedorismo promovido pelo projeto ‘Inova Jovem’, realizado pela Prefeitura de Petrolina, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).
Durante cinco dias, os participantes, prioritariamente, jovens negros com idade ente 18 e 29 anos, receberam, sem nenhum custo, orientações sobre empreendedorismo e protagonismo jovem. Associando aulas teóricas com atividades práticas, ao final do curso os inscritos se mostraram animados com a possibilidade de conquistar um espaço no mundo dos negócios.
Uma dessas participantes foi a Tamires de Jesus Santos, 20 anos, moradora do bairro Alto do Cocar. Há três anos, ela e o marido montaram uma distribuidora de bebidas no bairro onde vivem. “O curso ajudou a abrir minha mente para os negócios. Hoje, já consigo aplicar o que aprendi e comecei a perceber de forma mais clara a questão dos lucros e despesas da minha empresa”, diz.
Para a secretária executiva da Juventude e Direitos Humanos, Bruna Ruana, o projeto cumpriu seu papel social. “Foi muito importante ofertar esse programa para os nossos jovens, uma vez que visa estimular e fortalecer a cultura do empreendedorismo como mais uma ferramenta de transformação social. Além disso, é importante colocar que o programa não encerra com o curso é que a partir de agora, esses jovens receberão uma consultoria durante três meses para fortalecer e aprimorar o seu negócio”, explica Bruna.