Venho acompanhando com muita tristeza tudo que está acontecendo com o nosso querido presidente e meu amigo particular, Luiz Inácio Lula da Silva. Querido por mim e, por muitos outros brasileiros, principalmente pelos mais humildes, por quem Lula tanto o fez.
Ontem foi um dia triste para o Brasil e para parte do mundo. Lula é um líder popular diferente de muitos outros brasileiros e habitantes do planeta. A sua história mostra que ele é um sobrevivente das desigualdades que sempre existiram e, ainda existem no Brasil. Lula sempre foi um lutador.
É triste ver um líder de tantas lutas, ser recolhido à prisão. Não apenas um líder lutador, Lula é um símbolo das batalhas contra a ditadura, pela anistia, pela democracia e por igualdades sociais.
Entendo que da mesma forma que Jesus Cristo pagou tudo de bom que fez pelas pessoas, nos seus ensinamentos, com a sua crucificação, Lula na prisão vai ajudar, também, aos brasileiros humildes, desempregados, famintos, a acabar com a corrupção que causou esses desempregos e esta mancha negra na nossa república.
O que não entendo é o que entenderam alguns ministros do STF – Supremo Tribunal Federal, ao alterarem o inciso LVII, do artigo 5º da Constituição Federal que eu e o presidente Lula ajudamos a edificar, que diz: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença”…
Assim, Lula só poderia ser preso depois de transitada em julgado a sua sentença. O seu julgamento.
Deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE).