O Hospital Universitário está superlotado como foi confirmado em nota pela unidade, e mesmo assim, os pacientes que são atendidos pelo SAMU de Petrolina reclamam que solicitam, que sejam encaminhados para as unidades particulares, mas o pedido é negado com a alegação de que só podem ser levados para as unidades públicas porque a Lei não permite.
Com a situação relatada por diversos leitores, que pedem que o assunto seja discutido na Câmara Municipal, o Blog contesta o argumento do SAMU, que está para servir o cidadão e levar a pessoa para o hospital solicitado pelo paciente ou familiar, mesmo sendo rede privada, pois o mesmo apresenta plano de saúde e com isto, melhoraria o atendimento para desafogar o serviço público.
As vítimas de acidentes atendidas por equipes dos Bombeiros ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) podem escolher o hospital para onde serão levadas. Uma norma criada em 2016 no Distrito Federal (DF) prevê a opção de escolha para pacientes que estejam orientados ou com familiares presentes.
Os socorristas são orientados a explicar para vítimas ou familiares os motivos para o transporte e os locais mais adequados para atendimento, de modo a evitar situações de risco.
Os vereadores Ronaldo Cancão, Gaturiano Cigano, Cícero Freire e demais parlamentares garantiram que oa ssanto será discutido, algo que a população de Petrolina espera, que a Lei também seja aplicada no município. (Foto de treinamento feito pelo SAMU para ilustração da matéria).