O número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – teve redução de 35,7% nesse primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado, na Área Integrada de Segurança 23 (AIS-23), composta por sete municípios e cujas populações somadas chegam a cerca de 150.000 habitantes.
Em quatro dos municípios da AIS-23 não houve registro de homicídios este ano: Cedro, Terra Nova, Serrita e Verdejante, sendo que os três últimos estão há mais de seis meses sem ocorrência desse tipo de crime.
Em outros dois municípios que integram a área, Salgueiro e Parnamirim, houve diminuição de 25% e 50%, respectivamente, no registro de CVLI.
Esse é o segundo trimestre consecutivo em que é registrada redução na região, que já tinha alcançado a marca de 15,3% menos CVLI nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017. Com esse resultado trimestral de 2018, o efetivo irá mais uma vez receber o prêmio de defesa social (PDS-2).
No mês de março de 2018, também foi registrada uma diminuição de 10,7% nos crimes violentos contra o patrimônio, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além de redução nos crimes, a AIS-23 também conseguiu, nesse primeiro trimestre, aumentar a produtividade de indicadores importantes, destacando-se a apreensão de 23,854Kg de maconha pronta para o consumo (aumento de 2.000%), 2,771 Kg de cocaína (aumento de 11.521%) e 975 gramas de ckack (aumento de 22.469%); o cumprimento de 34 mandados de prisão (aumento de 21%); e o encaminhamento de 639 pessoas à DPC (aumento de 109%), pela prática de vários tipos de infração penal.
Para o Comando do 8º Batalhão de Polícia Militar, os números positivos são fruto de um trabalho ostensivo e preventivo intenso, realizado diuturnamente pela tropa do 8º BPM, através da realização de incursões, patrulhamentos, abordagens, prisões, apreensões, cumprimento de mandados e da integração das ações com a Polícia Judiciária, através da 23ª Delegacia Seccional de Polícia Civil.
Além disso, destacam-se as ações no nível estratégico, que têm sido implementadas pela Diretoria Integrada do Interior II, Comando Geral da Corporação e Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, que renovou a frota de viaturas e alocou novos policiais militares e civis na região, reforçando o policiamento no Sertão Central.