O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, participou de Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, que trata da segurança hídrica e da gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste. A análise sobre a gestão das águas faz parte do plano de trabalho da Comissão que avalia políticas públicas de abastecimento de água.
Anivaldo falou sobre a necessidade urgente da revitalização do São Francisco para que todo o trabalho realizado na transposição faça sentido. “A transposição foi um projeto que dividiu o Nordeste, mas a revitalização é uma bandeira comum a todos, pois só a revitalização conseguirá unir as regiões”, avaliou.
“A revitalização é essencial. Nós temos que cuidar do São Francisco, para isso a revitalização tem que sair do papel”, comentou a senadora Fátima Bezerra, presidente da Comissão.
O representante do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos, apresentou o Projeto de Integração de Bacias, que tem entre outros objetivos, a função de garantir a segurança hídrica de 12 milhões de habitantes, em 390 municípios do Nordeste.
Segundo Irani a pauta da revitalização é uma das prioridades do ministério, mas reconhece que ela representa um grande desafio para todos os entes.
O presidente do CBHSF disse esperar que os recursos orçamentários que serão destinados ao programa de revitalização estejam de fato à altura do que ela representa. “O programa de investimento de recursos hídricos, recentemente aprovado pelo Comitê, faz parte do Plano de Recursos Hídricos e avalia a necessidade de 30 bilhões de reais em investimentos, se de fato quisermos falar em transposição”, esclareceu Anivaldo.
Fátima Bezerra, afirmou que, após a análise das contribuições na audiência, a Comissão estabelecerá no relatório um cronograma para que o Congresso Nacional possa cobrar providências para a questão da gestão dos recursos hídricos.