A redução da taxa de desemprego no terceiro trimestre de 2017 se limitou a sete Estados brasileiros. Nos outros, houve estabilidade, informou, nesta sexta-feira (17), o IBGE. A maior taxa de desemprego entre os estados foi registrada em Pernambuco com 17,9%. Já a menor, de 6,7%, foi verificada em Santa Catarina.
No trimestre, a taxa de desemprego do país foi de 12,4%, contra 13% no trimestre anterior. A queda foi puxada por Santa Catarina, Rio, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Roraima. Em São Paulo, a taxa de desemprego ficou estável em 13,2%, acima da média nacional.
O número é menor do que na comparação entre o segundo e o primeiro trimestres, quando 11 Estados tiveram queda no desemprego -mas, em outros dois, Rio e Pernambuco, houve alta. Naquele trimestre, a taxa de desemprego nacional também caiu, de 13,7% para 13%.
Apesar da queda do desemprego no trimestre, o número de brasileiros considerados subutilizados no mercado de trabalho permaneceu estável em relação ao trimestre anterior, atingindo 23,9%. São 26,8 milhões de pessoas que estão em busca de emprego, que gostariam de procurar emprego ou estão trabalhando em jornadas menores do que as 40 horas semanais.