Gonzaga Patriota terá audiência com presidente do Banco do Brasil sobre fechamento de agências bancárias em Pernambuco

0
2

Em Orocó (PE) na tarde da última sexta-feira (27), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) se reuniu a lideranças políticas, aposentados e empresários na residência de Galego de Abílio. Na pauta, o fechamento da unidade do Banco do Brasil (BB) na cidade após onda de assaltos. “Ora, tem que reabrir com mais segurança! Não pode é deixar uma cidade como Orocó, hoje com mais de 15 mil habitantes, sem agência bancária”, destacou. O parlamentar alega que na próxima terça-feira (31) terá uma audiência com o presidente do BB, Paulo Caffarelli, sobre a situação do município e diversos outros em Pernambuco.

Em 18 de outubro, Patriota abordou a questão na tribuna da Câmara dos Deputados. “A sensação que temos é que a referida instituição financeira estaria se amparando nas investidas dos assaltantes para encerrar permanentemente o atendimento nos municípios menores; prejudicando, assim, toda a população do Estado. Existem microrregiões com apenas uma agência funcionando. O Banco do Brasil precisa explicar aos pernambucanos o que pretende, porque quem está pagando a conta é a população. Isso não há dúvidas. Há relatos de idosos que chegam a se deslocar até 50 quilômetros para receber suas aposentadorias, e sobre a dificuldade de comerciantes no transporte de dinheiro para depósito em agências de municípios vizinhos”, destacou o parlamentar durante seu discurso.

O estado contabiliza 25 agências que não conseguiram retomar o atendimento e outros 28 estabelecimentos que têm realizado somente atendimentos burocráticos, sem tesouraria. O número foi exposto pelo diretor jurídico do Sindicato dos Bancários, João Rufino, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesse ano.