Salgueiro, no sertão Central, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na sexta, 20, dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), as atividades voltadas para o Outubro Rosa. Até o final do mês serão realizadas palestras em parceria com o NASF, solicitação de exames de Mamografia e Ultrassonografia da mama, além de realização do exame Papanicolau (preventivo para rastreamento de câncer de colo de útero).
Segundo a enfermeira Gilmara Gomes, um diagnóstico precoce sempre será o motivador dentro dos serviços da atenção básica para evitar e cuidar em tempo hábil as mulheres. “Tanto no despertar quanto à prevenção, bem como, o importante é iniciar o tratamento o mais rápido possível e, consequentemente, aumentando assim as chances de cura”, ressaltou Gilmara.
O Outubro Rosa é um movimento que surgiu na década de 1990 e vem sendo apoiado pelo Instituto Nacional do Câncer-INCA desde 2010 com o objetivo de proporcionar um maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.