Um garimpo de Ametista, recém-descoberto na zona rural de Sento Sé (BA), na Serra do interior de Quixaba, a 50 km da sede do município. O garimpo de Ametista ressurge a esperança da população em dias melhores diante das dificuldades que o município vive com a falta de emprego.
De acordo com o Blog Sento Sé Notícias, as informações são de que aproximadamente 800 a 1000 pessoas estejam envolvidas na extração do minério. A notícia se espalhou no início dessa semana e muitos garimpeiros veteranos e aventureiros de todos os lugares estão na região da serra buscando explorar o material encontrado. A forte comercialização do minério de ametista movimenta bastante a economia local.
MINERAÇÃO
Até agora o momento não foi confirmado se existe ouro ou prata, mas o subsolo de Sento Sé é muito rico em: ametista, cristal branco, citrino, manganês e galena. Os garimpos mais explorados são: Minas de Cabeludas, Careta, Cumbre, Alegre e Mimoso.
O minério de ferro é outra riqueza existente inexplorada, estudos geológicos concluídos, dão conta de que o subsolo de Sento-Sé concentra a maior jazida de ferro do Brasil, comparada a Eldorado dos Carajás. Acredita-se que a cidade cresça cinquenta anos em cinco, a partir da exploração do ferro.
É lamentavel ver atitudes irresponsaveis das autoridades na contemplação sem tomar medidas imediatas.
Para que a mineração tenha realmente resultados saudaveis é necessario a legalidade e principalmente fiscalização ambiental.
Pode haver uma devastação ambiental em solo tao sensivel como o dessa região, que o esperado crescimento pode ser transformar na condição para terem que todos irem embora por não haver agua e condições saudaveis de vida.
Podem explorar a riqueza; desde que dentro da legalidade e com ordem. Construindo futuro de verdade.
Nossa expertise: mineração meio ambiente química industrial.
Comments are closed.