SDS diz que ações integradas têm reduzido assaltos em ônibus, em Pernambuco

0
0

A Secretaria de Defesa Social (SDS) se pronunciou nesta sexta-feira sobre o alerta divulgado pelo consulado Geral dos Estados Unidos no Recife para os cidadãos norte-americanos sobre o aumento dos assaltos a ônibus na cidade. A mensagem é voltada para os estrangeiros que visitam ou vivem em Pernambuco. No texto, o consulado apresenta números sobre o aumento da violência e recomenda que os “revejam seus planos de segurança, permaneçam atentos ao seu redor”. Além disso, a mensagem também contém orientações sobre os tipos de objetos que são mais frequentemente roubados, como carteiras e celulares.

A nota emitida pela SDS informa que “ações integradas entre as polícias, com abordagens a coletivos e investigações, estão dando resposta no combate aos assaltos a ônibus. Em fevereiro de 2017, foram registradas 175 investidas, contra 199 no mês anterior. O mês de março, segundo estatísticas preliminares, consolida a queda nessa modalidade de crime. A força-tarefa da Polícia Civil, ampliada em fevereiro deste ano para 10 equipes, já contabiliza mais de 40 presos desde 2016, sendo 27 apenas de janeiro para cá.”

Em seu pronunciamento, a SDS diz ainda que “estão sendo retiradas de circulação pessoas e desbaratadas quadrilhas que ameaçavam a paz dos usuários do transporte público. Um mapeamento das áreas, linhas e horários com maior incidência foi feito, auxiliando o policiamento ostensivo na prevenção das investidas. Pernambuco está entre os estados que mais combatem os assaltos a coletivos”, afirmou o comunicado que segue informando que a SDS “ressalta o compromisso do poder público em trabalhar incansavelmente pela garantia da ordem e da tranquilidade para os passageiros do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.” (DP).