Com o objetivo de buscar novas estratégias capazes de evitar a ocorrência de abusos aos direitos infanto-juvenis e garantir a segurança física e moral de crianças e adolescentes em Curaçá, o Comando da 45ªCIPM e CONSEG se reuniram na tarde desta quinta-feira (23), na PAFOR.
De acordo com Major Roberto, a reunião foi realizada pela necessidade de ampliar as ações que já estão sendo promovidas pela Companhia com a ‘Operação Protege Curaçá’, nos interiores e sede da cidade, as quais estão baseadas na fiscalização de festas, bares e restaurantes, como modo de evitar ocorrências de consumo de álcool e drogas por crianças e adolescentes.
Na oportunidade, a mobilização de diversas outras entidades como CONSEG, Secretaria de Educação, Diretores de Escolas, Igrejas, Secretaria de Ação Social, Conselho Tutelar, CRAS e CREAS, e conjugação de ideias, ficou acordado que fossem traçadas ações preventivas de proteção à infância e juventude contra consumo de álcool e drogas, mas também, exploração sexual e do trabalho, além da negligência dos pais e responsáveis que deixam seus filhos à mercê de diversos tipos de violências.
Ao final da reunião, foi proposto outras linhas de ação como maior mobilização por campanhas de sensibilização nos diversos meios de comunicação em massa e nas escolas; a realização de palestras na rede escolar e comunidades, que envolvessem os pais de alunos sobre o seu papel e responsabilidade na proteção do seu filho; dar amplitude e envolvimento de outros necessários e importantes segmentos sociais de Curaçá, por alcançar e punir civil e penalmente os promotores eventos, donos de bares e pais negligentes que concorrem a favor da violação de direitos infanto-juvenis.
Na ocasião, ainda foram divulgados telefones funcionais, um habilitado para WatsApp, ligando a comunidade diretamente aos serviços de informações da OPM, (74) 9. 9974-1181, as denúncias de crimes de qualquer natureza, inclusive de localização de foragidos, será assegurado o total sigilo da fonte.