Jovens da zona rural recebem qualificação para o mercado de trabalho

0
0

Aproximadamente 166 estudantes do meio rural serão capacitados gratuitamente, a partir desta segunda-feira (6), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE). Ao todo, seis novas turmas do programa Jovem Aprendiz foram iniciadas nos municípios de Petrolina e Lagoa Grande.

A iniciativa é resultado de parceria com oito empresas agropecuárias do Sertão pernambucano. Os cursos ofertados são “Supervisores na Exploração Agrícola” e “Trabalhador Agrícola na Fruticultura”. O programa, além de permitir a formação técnico-profissional, remunera os jovens com meio salário mínimo, durante os meses de aprendizado.

Segundo a coordenadora de Treinamentos do Senar/PE, Mônica Pimentel, as aulas teóricas acontecem no Sindicato Rural de Petrolina e na Escola de Referência em Ensino Dom Helder Câmara, em Lagoa Grande. Já as aulas práticas, são ministradas dentro das empresas, o que ajuda os jovens a desenvolverem competências básicas, gerais e de empreendedorismo relacionadas às atividades agropecuárias, com a interface dos estabelecimentos rurais que abrem campos de aprendizagem em cumprimento à Lei 10.097/2000.

Na última etapa dos cursos, os aprendizes exercitam os conhecimentos adquiridos em empresas agropecuárias do município como cotistas. Nesta fase, há grandes chances dos participantes serem efetivados como funcionários desses estabelecimentos.