Durante o final de semana, o ministro das Minas e Energia Fernando Filho (PSB) aproveitou para fazer um giro pelo Sertão do Pajeú. Ele entregou obras e ações asseguradas no exercício do mandato e conversou com lideranças políticas da região, que é uma de suas principais bases eleitorais.
Na sexta-feira (17) à noite Fernando Filho esteve em Tabira, onde formalizou a entrega de um trator agrícola à Associação de Moradores do Sítio Boa Vista. O equipamento vai beneficiar 86 famílias que vivem na comunidade. “Foi uma conquista muito importante, tenho certeza que agora vamos conseguir produzir muito mais e melhor”, disse o agricultor Juciano Canjão em nome dos trabalhadores rurais.
Ontem (18), ele discutiu projetos hídricos com o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB). “Os técnicos da Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais (CRPM) me apresentaram um estudo sobre o subsolo do semiárido que identificou tanto os lençóis freáticos quanto as necessidades de recuperação de poços já existentes”, afirmou . Como a CPRM é ligada ao Ministério de Minas e Energia, Fernando Filho pediu aos pesquisadores dados mais aprofundados, para a elaboração de um plano de ações.
Na sequencia, o ministro foi à cidade de Solidão onde anunciou a instalação de seis poços artesianos, articulados via emendas parlamentares. “Ele tem sido um grande parceiro nosso, especialmente nesse momento de grave seca que todo o Nordeste enfrenta”, declarou o prefeito Djalma Alves de Souza (PSB). De lá, Fernando Filho seguiu para Ingazeira, sendo recebido pelo ex-prefeito e atual presidente da Amupe, Luciano Torres, e pelo atual chefe do executivo, Lino Morais (PSB). O deputado licenciado deu o pontapé inicial numa partida de futsal entre times da cidade. O ato reuniu também os prefeitos de Flores (Marconi Santana, PSB), Iguaraci (Zeinha, PSB), Tuparetama (Sávio Torres), Quixaba (Tião de Gaudêncio), Ingazeira, Tabira (Sebastião Dias) e Afogados da Ingazeira.
A última parada foi em Serra Talhada, para um almoço com o vereador Zé Raimundo (PTC), que contou com as presenças do prefeito de Serra, Luciano Duque (PT), e de Iati (Tonho de Lula, PSB). “É sempre importante voltar a caminhar pelo sertão, reencontrando amigos tendo a oportunidade de fazer as entregas do mandato e, principalmente, ouvindo as pessoas. Estamos diante de uma seca muito severa, que já se prolonga a seis anos e todos os esforços que pudermos somar serão importantes. Quero ajudar o povo sertanejo tanto no Ministério quanto na Câmara”, destacou Fernando Filho.