Em sua temporada de estreia, o espetáculo Sentimentos Gis continua a série de apresentações gratuitas no Teatro Dona Amélia, até domingo (19). Levando para a cena uma discussão sobre o corpo travesti/transexual e as questões de gênero envolvidas. As apresentações começam às 19h, com senhas distribuídas a partir de 18h.
A coreografia parte da história de Gisberta, transexual brasileira agredida e violentada sistematicamente por 14 adolescentes durante dias em Portugal, mas perpassa por outras relações e uma pesquisa sobre o corpo multifacetado. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o que garantiu a montagem e a temporada gratuita.
Sentimentos Gis
Andamos sobre fio da navalha ao nos aventurarmos em dar corpo à discussão de Gênero, mas chegamos a uma certeza que nesse terreno é impossível ter certezas. Assim nesse solo nos lançamos sobre todo universo imaginário que estivesse ao nosso dispor do mais profundo a superfície e vice-versa. Dançamos: Memórias, teorias, ícones, estigmas. Não falaremos sobre a vida de Gis a transexual que se tornou principal inspiração da pesquisa poética do bailarino Cleybson Lima. Daremos voz aos sentimentos espalhados por ela, são materiais para a construção desse casulo, queremos nos trans(formar) e quebrar qualquer forma de enquadramento.