Em Santa Maria da Boa Vista (PE), prefeitura convoca beneficiários do Bolsa Família para atualização de cadastro

0
0
Foto: Divulgação

Começou nesta segunda-feira (16), o recadastramento do Programa Bolsa Família em Santa Maria da Boa Vista, Sertão de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Saúde e Ação Social, os beneficiários do Programa devem se dirigir até o CRAS do município levando informações sobre o peso e a altura do responsável pela família e os dependentes para alimentação no sistema. Quem não se recadastrar pode ter o benefício suspenso ou cancelado. O CRAS fica atrás do Banco Santander e funciona das 7h30 ás 14h. O recadastramento segue até a próxima sexta-feira (20).

Ano passado, o Governo Federal, cancelou benefícios do Programa em 22 cidades do sertão pernambucano, entre elas em Santa Maria. Na época na cidade, foram bloqueados 215 e cancelados 181. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social pelo menos 7,9% dos 13,9 milhões de benefícios tem irregularidades. Pernambuco ficou em terceiro lugar no ranking de cortes.

O MPF (Ministério Público Federal) está investigando desde novembro do ano passado irregularidades no Programa. Cerca de 870 mil beneficiários todo o país estão na mira do MPF, principalmente por se apresentarem incompatíveis com as regras do sistema. As informações são divulgadas pelo projeto “Raios-X Bolsa-Família”, criado para identificar quem esta recebendo o beneficio de forma indevida.

O Bolsa Família foi criado pelo Governo Federal na gestão do ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva com a intenção de diminuir a pobreza extrema entre os brasileiros com a concessão mensal de um valor em dinheiro para famílias que tem uma renda per capita de até R$ 154 reais mensais por mês. Em Santa Maria da Boa Vista mais de cinco mil pessoas recebem o beneficio.