Fidel Castro governou Cuba desde 1959, quando se tornou o primeiro-ministro. Em 2008, Fidel transferiu o poder para seu irmão, Raul Castro. Veja os principais fatos que marcaram Cuba desde a ascensão de Fidel Castro ao poder:
1959: Depois de liderar uma guerrilha, Fidel Castro depõe o ditador cubano Fulgêncio Batista e torna-se primeiro-ministro de Cuba.
1962: Os Estados Unidos impuseram o embargo econômico a Cuba, que permanece até hoje.
1961: Exilados cubanos apoiados pela CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) lançaram uma invasão fracassada da Baía dos Porcos.
1962: A colocação do armamento nuclear soviético na ilha provocou a Crise de Mísseis de Cuba. Durante 13 dias o mundo chegou muito próximo a uma guerra atômica entre Estados Unidos e União Soviética.
1991: O colapso da União Soviética, que dava apoio financeiro a Cuba, desencadeou uma crise econômica em território cubano.
1996: Jatos cubanos derrubaram dois pequenos aviões operados por um grupo ativista, acusado pelo governo cubano de espionagem.
1999-2000:Houve uma batalha sobre a custódia Elián González, um menino resgatado quando um barco que o transportava para os Estados Unidos virou. A batalha envolveu parentes de Elián nos Estados Unidos e em Cuba. Gonzalez foi finalmente devolvido a Cuba.
2008: Fidel Castro transfere o poder a seu irmão, Raúl Castro.
2014: O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente cubano, Raúl Castro, anunciam uma aproximação diplomática.
2016: Obama se torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar a ilha em 88 anos.
2016: Fidel Castro morre aos 90 anos. (AB)