De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Saúde de Petrolina nesta quarta-feira (23), a causa da morte do universitário Lucas de Souza Santos, 26 anos, ocorrida no último dia 16 de novembro, não foi o vírus H1N1 como apontavam as suspeitas. Com base nos exames realizados no jovem, o óbito se deu por conta de uma meningite causada por uma bactéria.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde de Petrolina esclarece, em resposta a ocorrência do óbito de um jovem com suspeita de H1N1 no último dia 16 de novembro, que foi realizada investigação e coleta de exames para ajudar na identificação das causas. Após a analise foi detectada a presença da bactéria Neisseria Meningitidis, através do método PCR em tempo real.
Os contactantes que foram submetidos as coletas de swabs naso e orofaríngeos obtiveram resultado negativo para vírus respiratórios, entre eles, o H1N1, pelo método de Imunoflorescencia Direta. Todas as medidas de prevenção e controle foram realizados pela Secretaria de Saúde, que permanece vigilante para o desenvolvimento de ações preventivas em agravo de importância pública.