O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como ‘derrame cerebral’, será comemorado com palestras, rodas de conversas e atividades recreativas realizadas na Praça do Bambuzinho, no centro de Petrolina. O evento é aberto ao público, que na ocasião também poderá conferir os serviços de aferição de pressão arterial, glicose, alongamentos e atividades físicas com profissionais da área.
As atividades serão realizadas das 8h às 14h e faz parte da Campanha de Combate ao AVC realizado pela Neuroliga da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Segundo o Presidente da Neuroliga, Douglas Guerino, o evento tem o objetivo de apresentar a população o que é o AVC, quais os fatores de risco, tirar dúvidas, além de informar os sintomas para que as pessoas reconheçam isso em casa e possam procurar ajuda. “Na oportunidade, ainda vamos abordar o AVC infantil que tem crescido nos últimos dois anos.”, ressaltou Guerino.
AVC
É a segunda principal causa de morte no mundo de indivíduos acima de 60 anos de idade e a quinta maior causa entre as idades de 15 e 59 anos, podendo ate mesmo atingir crianças e recém nascidos. O AVC e responsável por mais mortes por ano do que as causadas por AIDS, malária e tuberculose juntas. No Brasil, o derrame cerebral e a principal causa de morte, superando o câncer e o infarto. Além de ser causa de morte o AVC também e a principal causa de abandono de atividades devido as sequelas graves que impedem as pessoas de se movimentar, de falar ou mesmo de comer sozinhas, trazendo muitos transtornos familiares.