Mais de três mil espécies típicas da Caatinga, produzidas no Viveiro Municipal, estão prontas para serem distribuídas em Petrolina, sertão do Estado. Ipês, Mulungus, Caraibeiras, Pereiro, dentre outras, deverão contribuir para o processo de arborização da cidade, bem como manutenção da flora típica do ecossistema.
“É intencional distribuirmos as espécies nativas por vários motivos, dentre eles, a adaptação total ao meio em que vivemos e a divulgação do nosso bioma, que é extremamente rico mas sofre com a devastação causada pelo homem”, pontua a gestora da Agência do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Denise Lima. “Além disso, as raízes de árvores de Caatinga não causam transtornos no perímetro urbano como os que são comumente registrados em espécies exóticas”, complementa.
Várias ações de distribuição de mudas estão sendo programadas pela equipe do órgão ambiental e devem acontecer brevemente. “Sempre que distribuímos as mudas levamos nossos técnicos e eles orientam as pessoas sobre a maneira correta de plantio e monitoramento das árvores. É uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade, com o objetivo comum de preservar nosso bioma e possibilitar uma melhor qualidade de vida a quem mora em nossa cidade”, destaca a gestora da AMMA.
Além de serem distribuídas em ações realizadas em Associações de bairros e instituições públicas, as mudas de espécies da Caatinga ficam disponibilizadas no Viveiro. Qualquer pessoa pode obter, desde que compareça à sede da AMMA (Rua Crispim de Amorim Coelho, 303, centro) e solicite uma guia de autorização. O processo é rápido e não leva mais do que alguns minutos.