Situação do reservatório de Sobradinho é delicada, diz Ministro de Minas e Energia

0
2

fernando

Em situação crítica do setor elétrico no país, a ONS já fez um alerta sobre reduções de vazão da Barragem de Sobradinho e o Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, avalia o momento como delicado.

“Estamos estudando a redução da vazão de oitocentos para setecentos metros cúbicos por segundo e isso evidentemente tem que ser discutido com a Chesf, Ibama e com os Estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas”, avalia.

Apesar da situação, o Ministro diz que em 2017 o inverno na região Nordeste pode melhorar a questão da seca, com dias mais chuvoso e que é preciso reconhecer a realidade das usinas que constantemente estão sendo monitoradas.

“Hoje o que vem da barragem de Três Marias para Sobradinho é algo em torno de trezentos metros cúbicos por segundo e a situação do reservatório de sobradinho é delicada, mas isso estamos monitorando constantemente para termos um controle, uma atenção maior, evidentemente que não queremos mais reduções, mas essa é a realidade”, afirma Fernando Filho.

O senador Fernando Bezerra Coelho reforça as declarações do Ministro de Minas e Energia, afirmando que a situação é crítica.

“Estamos vivendo um ciclo hidrológico muito desfavorável na Bacia do São Francisco, poderemos chegar num volume morto no Lago de Sobradinho, mas esse ano será menos difícil que o próximo e esperamos o ciclo das chuvas previstas para novembro, que devem seguir até março de 2017 e a partir disso termos um controle da situação”, frisa o senador.