Greve: Bancários terão nova rodada de negociação com a Fenaban nesta sexta-feira (09)

0
2

greve-bancarios

Em razão da força do movimento realizado pelos bancários em todo Brasil nesta terça-feira (06) com o início da greve, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) convidou o Comando Nacional dos Bancários para nova reunião de negociação, na próxima sexta-feira (09). Entretanto, a greve continua totalmente mantida até apreciação da proposta.

No Pernambuco, a greve dos bancários começou forte. No primeiro dia de paralisação, os trabalhadores fecharam 75% das agências no estado. Amanhã (08), às 9h, haverá ato dos bancários com concentração na agência do Banco do Brasil e Caixa, na Avenida Guararapes de onde os trabalhadores seguem em marcha até o BNB da Avenida Conde da Boa Vista, em Recife.

Do total de 625 agências bancárias do estado, 470 aderiram à paralisação. No ano passado, esse índice foi alcançado apenas no terceiro dia de greve. “O Sindicato atuou em vários bairros do Recife e em cidades do Interior do estado. Nossa estratégia surtiu o efeito esperado, pois tivemos uma grande adesão neste primeiro dia”, avalia a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

Neste primeiro dia de greve, 79% das agências de bancos públicos e 71% das de bancos privados foram fechadas. O Sindicato realizou ato para marcar o início da greve no Banco do Brasil da avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. A bancária Isis Marques, que trabalha na Caixa Econômica, mostrou disposição para a luta, durante o ato organizado pelo Sindicato. “Estamos dizendo não à retirada dos direitos. Querem trazer de volta um modelo que impõe perdas aos trabalhadores, no segmento que mais lucra no país, o setor financeiro”, defendeu Isis.

Os dirigentes sindicais distribuíram-se em ações no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo, Camaragibe, Abreu e Lima, Igarassu, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão e Gravatá. A entidade ampliará as ações pelo estado durante os dias de greve.

A organização espontânea de bancários já garantiu o fechamento de agências em vários municípios do interior. Entre eles estão Serra Talhada, Bonito, Ouricuri, Iguaraci, Tuparetama, São José do Belmonte, Exu, Araripina e Trindade. As agências de Salgueiro e Arcoverde, onde estão localizadas as sub-sedes do Sindicato, também aderiram à paralisação.

A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, avalia que a adesão à greve será crescente. “Hoje, o movimento foi prioritariamente dentro das agências, para dialogarmos com os bancários. Estamos trabalhando para termos 100% de adesão à greve”, afirma a presidenta.