Acontecerá logo mais a partir das 18h30, na sala do Núcleo Temático 1, na Univasf, campus Petrolina-Centro, a palestra sobre Economia Circular, com a Promotora de Justiça do Estado de Pernambuco, titular da Promotoria com atribuição em Meio Ambiente, Ana Rúbia Torres. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.
Durante a palestra será abordado o modelo econômico “extrair, transformar, descartar” da atualidade, o qual depende de grandes quantidades de materiais. Esse modelo está atingindo seus limites e a uma alternativa atraente e viável que as empresas já começaram a explorar é economia circular.
Para a professora da Univasf e organizadora da palestra, Alvany Santiago a palestra é importante, pois sustentabilidade é um tema que está sendo discutido principalmente no meio corporativo. “A palestra configura-se de interesse geral, por tratar a questão do consumo e do lixo que muito tem causado degradação ambiental e impactado a saúde”, observa.
A palestrante Ana Rúbia Torres, fala da importância de se discutir a economia circular. “É uma forma econômica que produz como a natureza produz, do berço ao berço. É importante que os acadêmicos conheçam nossa caatinga, conhecer e escrever, começar a produzir e discutir sobre nossa realidade”, observa.
A palestra integra as atividades da disciplina Ética e Responsabilidade Social do curso de Administração da Univasf, e da ação “Como está a Responsabilidade Social na sua empresa?” do projeto de pesquisa Estudo Comparativo das práticas de responsabilidade social em empresas brasileiras e inglesas.