PMDB, PSDB, PTC, PRTB, PHS, PSDC, PTN, PMB, DEM, PPL estarão unidos com o presidente do Solidariedade Joseph Bandeira, na corrida eleitoral desse ano.
A confirmação oficial, foi anunciada durante um encontro com a imprensa local realizado em um hotel de Juazeiro e reuniu ainda o presidente do PMDB, Flávio Luiz e Suzana Ramos do PSDB que também é pré-candidata, mas que pode se tornar ou não vice de Bandeira, a depender do resultado de uma pesquisa que corre pela cidade.
Joseph disse que a reunião realizada nesta terça-feira, (11), não significou o lançamento da sua pré-candidatura ou escolha de um vice e que o resultado mesmo só sairá na convenção do partido, que acontece no dia 5 de agosto.
“Nós temos que ter uma fórmula para reunir todo mundo e esse primeiro momento não é lançamento de pré-candidatura, vamos fazer uma grande convenção com partidos do país inteiro”, disse.
Bandeira ressalta que uma reunião será feita para agregar outros partidos, à exemplo do PSD do deputado estadual Roberto Carlos, que mesmo anunciando que será pré-candidato poderá voltar a se unir politicamente com Joseph, PSB, PV, PP, PTB e PRB.
“Roberto Carlos já me disse, se eu for o candidato ele me apoia, fico feliz que em vez de estar afastando, estou unindo as pessoas. O partido me exigiu esse encontro, depois de algumas divergências com meu ex-partido que não quero voltar a mencionar esses erros e vamos integrar essa corrente, sem a decisão do colegiado”, ressalta.
Relação de Joseph Bandeira com a justiça
Joseph que sempre aparece na relação de pessoas públicas inelegíveis, afirmou que está apto para concorrer a mais uma eleição.
“Eu estou na lista do TCU (Tribunal de Contas da União), citado em dois casos: Tive uma ação penal ligada ao lixão de Juazeiro em 2012, mas prestei contas desse processo, mesmo eu sendo acusado de não ter prestado esclarecimentos. Havia também uma outra alegação, de que eu era o responsável pela prestação de contas quando fui prefeito. O Juiz demorou julgar o processo e no dia 31 de julho de 2015 (três anos depois de deixar a prefeitura), o juiz federal me absorveu porque não tinha obrigação de prestar contas e toda vez eu saio nessa lista e até hoje tento resolver esse problemas, nos próximos dias não estarei mais nesta lista do TCU. No TCM não tenho problemas, e nem no TCE e se eu tiver, é por conta de um convênio de um documento que faltou prestar contas, mas a culpa disso não é do gestor”, explicou.
Bandeira alega que esperou todo esse tempo para falar com precisão sobre política, por não dever contas ao TCU, TCM e TCE e que a meta do Solidariedade é unir a oposição de Juazeiro.
Possíveis divergências com Márcio Jandir
O ex-presidente do DEM, Márcio Jandir saiu do grupo, alegando que aposição só discute assuntos pessoais e por isso, esse mesmo grupo não apresentava propostas de mudanças para Juazeiro. Sobre o assunto depois dos rumores de que as ideias políticas se divergem, Joseph Bandeira explica que não há problemas em aceitar Jandir em seu grupo.
“Não vou dizer nada contra ele até porque acho que essa é uma opinião própria, eu tive no gabinete do prefeito de Salvador e ACM Neto garantiu que o DEM estará unido conosco, mesmo com divergências, mas eu lamento, acho que existe um erro de sintonia e digo que Márcio Jandir será bem vindo”, esclareceu.