Força-tarefa na região: Operação Lei Seca pretende diminuir acidentes de motos neste fim de semana

0
2

lei

Com todo aparato e organização possível, a Lei Seca de trânsito estará atuando em Lagoa Grande, Izacolândia, Afrânio e em Petrolina durante esse fim de semana em pontos estratégicos, nesses municípios. AMMPLA, Pelotão de Trânsito do 5º BPM, 8ª Ciretran, e PRF trabalharão unidos com o intuito de salvar vidas combatendo os sinais de desordem no trânsito na região. O lançamento da operação foi apresentado nesta quarta-feira (13), durante uma entrevista coletiva.

“Nosso objetivo é salvar vidas e punir quem pratica desordem no trânsito. Será uma operação de grande porte e todos juntos vamos conscientizar as pessoas e salvar vidas”, ressalta o Major PM Reginaldo Pereira comandante da Lei Seca.

A 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres) registrou seu maior percentual de acidentes em Petrolina, sendo mais de 90%.

“Hoje infelizmente a parte de fiscalização ainda é menor então hoje queremos trazer o impacto desses acidentes a a incapacidade das vítimas hoje é assustador, enquanto ao números de paraplégicos e sequelas causadas por acidentes de motos e de dez acidentes hoje em nossa região, nove são por causa de motos e o combate dever ser constante”, ressalta Aline Gerônimo Pereira, coordenadora da 8ª Geres.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, na área de abrangência que envolve a jurisdição do órgão foram registrados entre 2013 e 2016, 148 acidentes envolvendo motociclistas sob efeito do álcool:

Petrolina: 110

Afrânio: 03

Santa Maria da Boa Vista: 05

Lagoa Grande: 01

Juazeiro: 29

Wenderson Batista, coordenador da 8ª Ciretran, em Petrolina revela que nesse atual evento de fiscalização as Carteiras de Habilitação que poderão ser recolhidas serão encaminhadas a sede do órgão local, já que antes elas eram encaminhadas para Recife. O diretor ressalta ainda como a Ciretran vem combatendo o número de acidentes na região.

“Do Recife até Petrolina não realizamos orientações aos condutores de motocicletas e estamos batendo na questão do emplacamento das cinquentinhas, até mesmo para serem identificadas na hora de uma fiscalização e nós precisamos conscientizar as pessoas agindo no rigor da lei”, reforça.

Dezoito profissionais da Lei Seca estarão atuando na região constantemente, além da AMMPLA, Pelotão de Trânsito do 5º BPM, 8ª Ciretran, e PRF, uma média de 30 agentes.

A operação começa às 16h desta quinta-feira (14), e segue até domingo (17) com o apoio de Representantes do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto (CRPAM).