Vereador acusa governo de manobrar escolha dos membros das comissões parlamentares da Casa Plínio Amorim

0
2

reuniao

Os vereadores da Casa Plínio Amorim estão reunidos no gabinete do presidente Osório Siqueira onde acontece a reunião para escolha dos membros das comissões parlamentares da Câmara.

Antes do encontro, muita polêmica envolvendo os vereadores Pérsio Antunes e o líder do governo Edinaldo Lima marcou a sessão que terminou antes de 10h nesta quinta-feira (7).

Pérsio alegou ser inconstitucional a alteração dos membros de cada comissão permanente na Câmara, que também altera a presidência da Comissão de Justiça e redação, que tem Antunes como líder. A situação argumenta que Pérsio perdeu a liderança do PMDB e que por isso não pode fazer parte da sua comissão atual.

persio“Isso é uma manobra do governo para tentar me tirar da comissão. O presidente convoca os membros para uma reunião. No segundo mandato de Osório em 2014, o grupo do prefeito entrou com um processo para cassar o mandato dele, e que não haveria mudanças das comissões até o julgamento de Osório. De 2014 até agora não houve mudança e o artigo 33 do regime interno diz que o presidente deverá se reunir a cada dois anos para a formação das comissões permanentes.”, conta Pérsio.

Ainda de acordo com o regimento, os líderes de bancada é quem votam nos representantes das comissões. “Eu deixei o PMDB, mas continuo com a minha vaga mesmo indo para o PMDB. Essa é uma manobra de um líder do governo que veio para esta casa tonto, perdido sem ter o que fazer, ele precisa de remédio”, dispara o vereador.

De acordo com a formação de líderes das comissões apresentadas no regimento interno, quando ocorre a desistência e algum dos membros, o suplente assume a vaga. A vereadora Maria Elena, por exemplo, solicitou a presidência da câmara substituir Alvorlande Cruz e ser relatora no lugar dele. Zenildo Nunes pediu para sair a suplência e assumir a comissão de finanças e orçamento, também no lugar de Alvorlande.

O líder do governo Edinaldo Lima contesta os argumentos de Pérsio e diz que o PMDB está evitando que a casa Plínio Amorim fique refém de uma vingança pessoal, se referindo ao vereador Pérsio Antunes.

lima“Nossa reunião é democrática e precisa de reformas para esta casa. Temos um presidente da comissão de justiça que “deixa projetos embaixo do suvaco” e passa tempos sem assinar os projetos e nós precisamos votar as matérias sem impedimentos. As comissões precisam respirar”, alfineta Lima.

Edinaldo afirma que pela maioria dos vereadores serem do PMDB, a decisão será da bancada governista assumir as seis comissões da câmara.

O resultado da reunião de escolha dos novos membros sairá daqui a pouco.