SAAE alerta sobre os riscos do descarte de objetos na rede de esgoto

0
1

agua

O descarte de objetos na rede coletora de esgoto é um problema frequentemente registrado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro. Atitude inadequada e danosa ao sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Os trabalhos de limpeza e manutenção nas redes coletoras de esgoto são realizados diariamente pelas equipes do setor de esgoto, entretanto se faz necessário a conscientização da população no sentido de evitar jogar objetos dentro dos PVs (poços de visita).

As equipes da autarquia têm encontrado diversos objetos estranhos nos poços de visita, a exemplo de um monitor de computador. A atitude gerou o entupimento na rede e o extravasamento do esgoto na quadra 36, no bairro João Paulo II. “Encontramos os mais diversos objetos dentro dos PVs e tubulações, a exemplo de garrafas pet, papel higiênico, absorventes, fralda descartável, colchões, roupas, plásticos, pedaços de madeira, entre outros. Até mesmo a presença de óleo de cozinha, que parece inofensivo à primeira vista, mas ao secar, o óleo adere às paredes das tubulações e o acúmulo provoca o entupimento”, relatou o diretor de água e esgoto, Paulo Ruber.

Em 2015 o setor de esgoto realizou 16.234 atendimentos de solicitações de desobstruções na rede coletora. “Esse quadro precisa mudar. As obras de saneamento estão em andamento na cidade, e depois de concluídas Juazeiro passará a 95% saneada. É necessário que as pessoas tenham consciência, porque essa atitude prejudica toda a população”, observou Joaquim Neto, diretor-presidente do SAAE.

Para solicitar os serviços de manutenção da rede de esgoto, o usuário deve ligar para (74) 3614-9800 ou (74) 8824-1005. O atendimento só é possível com a apresentação do número da matrícula, o qual consta no recibo de água. O fornecimento do número de matricula é necessário para que o órgão possa registrar o atendimento no sistema e repassar para a equipe de plantão.