Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia realiza fiscalização no IMIP/Dom Malan

0
1

comissao

Os deputados Socorro Pimentel (PSL), Simone Santana (PSB), Odacy Amorim (PT), Lucas Ramos (PSB) e Miguel Coelho (PSB), membros da Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), estiveram no Hospital Dom Mala/Imip, em Petrolina, n atarde desta quinta-feira (31), para colher informações sobre o tratamento às gestantes da unidade e como são tratados os casos de microcefalia da região que abrange a 8ª Gerência Regional de Saúde.

Primeiro foram verificados pela comissão, as dificuldade em tratar do caso como o não repasse de recursos que deveriam ser aplicados nos casos microcefálicos, só que a verba há meses não é repassada ao IMIP prejudicando assim, o funcionamento pediátrico da unidade.

A presidente da comissão especial, deputada avalia que o atendimento deve ser descentralizado, já que o IMIP atende demandas até de Salgueiro e Ouricuri.

“A necessidade desses hospitais assumirem seus atendimentos é essencial a partir de agora e eles não cumprem isso por determinação do estado por falta de carência de recursos humanos e o IMIP é ponto de macrorregião e atende 25 municípios”, revela.

Os profissionais de saúde também serão treinado para cuidar dos casos de microcefalia, já que o caso é novidade para os profissionais.

Odacy Amorim ficou impressionado com o aumento dos casos e se preocupou com o município de Ouricuri, onde foram registrados nove casos.

“Vamos cobrar dos município um trabalho preventivo, colocar nas escolas a atenção redobrada e a população precisa ser de maneira geral treinada.. Os governos também precisam ser educados em aplicar recursos para combater essa doença, e isso acontece combatendo a dengue. Precisamos envolver também os recursos destinados aos profissionais que trabalham com isso”, ressaltou Amorim.

O deputado Lucas Ramos, revela que a comissão irá acompanhar todas as regiões do estado de Pernambuco. A primeira visita foi em Petrolina e afirma que as demandas serão encaminhadas a secretaria de saúde do estado e e ao governador Paulo Câmara.

“O IMIP voltará a receber os repasses do governo brevemente e as ações deverão acontecer desde a contratação de profissionais qualificados e um dos encaminhamentos da comissão será a cobrança a Paulo Câmara dos repasses para o melhor atendimento às  mães, que elas sejam acompanhadas evitando que seus filhos nasçam com algum tipo de problema”, ressaltou.

O deputado estadual Miguel Coelho considerou a visita importante para saber dos diagnósticos, casos notificados e confirmações da doença.

“Vamos acompanhar de agora em diante como essas mães serão acompanhadas. Nosso intuito foi conhecer as dificuldades e vamos cobrar o repasse da verba para o hospital. Os 25 municípios as vezes não estão sendo profissionais no atendimento aos pacientes, fazer novos exames sem necessidade e tudo isso será discutido no combate ao mosquito e sua relação com a microcefalia com a missão de amparar as famílias que apresentam casos confirmados”m disse o deputado Miguel Coelho.

A Gerente Regional de saúde da 8ª Geres Aline Gerônimo, revela que na condução dos casos, o Hospital Dom Malan não pode atender toda região, em mais de 20 municípios.

“A demanda é grande, mas temos conseguido minimizar, através da busca ativa dessas crianças em conversas com gestores municipais desses municípios para proceder com a continuidade da condução dos casos”, ressalta.

Tratando-de de casos de microcefalia por cada regional de saúde obtemos que:

Na região de Salgueiro, 33 casos foram notificados, três confirmados e 20 estão em investigação.

Na área de Ouricuri, 85 casos foram notificados, 9 foram confirmados e 51 estão sendo investigados.

Em Petrolina na 8ª gerência regional, 8 foram confirmado e 11 são investigados.