A Paróquia Nossa Senhora das Grotas, catedral santuário de Juazeiro, está recordando a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A Semana Santa começou neste dia 20 de Março, quando foi celebrado o Domingo de Ramos.
A Semana Santa marca o fim da quaresma no calendário litúrgico da Igreja Católica. Em todo o Brasil, cerca de 115 milhões de pessoas são católicas e participam das tradições do período mais importante para a Igreja.
Esse ano a tradicional missa dos santos óleos foi realizada na igreja de Nossa Senhora Aparecida, paróquia situada no bairro João Paulo II, Zona Sul de Juazeiro na terça-feira.
Ontem aconteceu a missa de Lava-pés e hoje, a celebração da Paixão do Senhor e via-sacra, acontecem às 15h e às 18h haverá procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro da cidade. Amanhã acontece a Vigília Pascal às 19h30 e finaliza no domingo de páscoa com a celebração da Missa da Ressurreição. Durante essa semana, cada dia tem uma representação especial com celebrações que refletem sobre o Evangelho.
Na tradição cristã, a Semana Santa é um período de reflexão e oração, porque foi quando Jesus Cristo revelou sua Paixão pelas criaturas de Deus e deu a própria vida para a remissão dos pecados.
O Pároco da Catedral Josemar Mota faz o convite aos fiéis. “O Senhor nos convida a sermos discípulos, testemunha deste amor e desta perdão. Por isto nos perguntamos: Como celebrar hoje o mistério de Cristo presente na humanidade? Como descer da cruz os crucificados? Vivemos o drama da desigualdade, da fome, da miséria, da corrupção, da migração, que desfigura a imagem de Deus em cada irmão”, ressalta.