Ipem PE fiscaliza balanças nos mercados e feiras de Petrolina

0
1

balanca

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) reprovou, entre os dias 20 e 23 deste mês uma série de balanças comerciais durante uma blitz nos principais mercados públicos e feiras livres da Região Metropolitana do Recife (RMR), Caruaru e Petrolina.

A operação teve o objetivo de avaliar se os instrumentos que pesam pescados e outros itens típicos vendidos durante a semana que antecede a Páscoa estão marcando o peso correto, em bom estado de conservação, lacrados e com o visor às vistas do cliente.

De acordo com o Ipem-PE, o resultado da Operação Páscoa foi o seguinte: 272 balanças fiscalizadas, sendo sete reprovadas (Não houve reprovação em Petrolina). Nos exames realizados no laboratório de pré-medidos, o órgão analisou 27 produtos verificados, dentre eles caixas e barras de chocolate, ovos de páscoa, chocolates e colomba pascal. Todos foram aprovados.

Segundo Lucia Catanho, gerente-geral de fiscalização do órgão, em Afogados três balanças irregulares foram encontradas, cujo motivo foi o erro contra o proprietário devido a demonstração de pesagem incorreta e marcação do peso ilegível. Já no Mercado São José nenhuma irregularidade foi encontrada. Em Jaboatão dos Guararapes, duas balanças estavam sem as descrições obrigatórias exigidas e outras duas com erro na marcação do peso.

O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria pelo telefone 0800 081 1526, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.pe.gov.br.

Com informações do Ipem-PE