Sob gritos de “não vai ter golpe”, Lula toma posse da Casa Civil

0
1

lulapresoNa manhã seguinte ao anúncio de que Luiz Inácio Lula da Silva assumiria o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, o ex-presidente da República é empossado oficialmente por Dilma Rousseff, na manhã desta quinta-feira (17).

O principal símbolo do PT, que confirmou aceitar o cargo em reunião com a presidente realizada a véspera, chegou a voltar a São Paulo na quarta-feira, já que inicialmente sua posse estava prevista para a próxima semana. No entanto, em nota divulgada à noite, após a divulgação dos grampos, o Palácio do Planalto confirmou que a posse seria nesta quinta.

Lula viajou a Brasília em avião fretado. Ele será empossado ao lado de Mauro Lopes, que assume a Secretaria de Aviação Civil, Eugênio Aragão, novo ministro da Justiça. Jaques Wagner, que assume o cargo de chefe de gabinete da Presidência, será o responsável por entregar o posto ao ex-presidente.

Indignação nas ruas

A confirmação de que Lula realmente assumiria o mais importante cargo ministerial do governo federal levou a uma série de protestos de parlamentares dentro da Câmara dos Deputados que logo se estenderam para as ruas, em atos espontâneos pedindo criticando o ex-presidente e pedindo a renúncia de Dilma.

A divulgação de grampos telefônicos feitos pela Polícia Federal, que insinuam que a presidente deu o cargo de ministro a Lula para evitar sua prisão, fez os protestos explodirem. O Palácio do Planalto, sede da Presidência, teve sua frente tomada por manifestantes. (IG).