Uma semana após as fortes chuvas abrirem uma imensa cratera na BR-235, isolando a cidade de Remanso, no norte da Bahia, os moradores da região se queixam de prejuízos e desabastecimento de alguns produtos.
Ao lado da cratera, trabalhadores a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) concluíram um desvio para tirar o município do isolamento. Até o serviço ser concluído, o transporte entre a cidades de Casa Nova e Remanso ocorria em barcos, que era mais lento e de maior custo, sobretudo para o transporte de carga.
A situação tem afetado outros profissionais, que estão sem trabalhar por causa da cratera.
A professora Maria Aparecida de Souza Braga destaca que o isolamento de Remanso já estava provocando desabastecimento na cidade. “Lá em Remanso, nem os bancos têm dinheiro, e dois postos já não têm mais gasolina. Está acabando tudo”, diz.
Gilson Menezes, supervisor do Dnit, disse que a obra de desvio da rodovia foi liberada nesta quinta-feira (4) apenas para carros de passeio. Já os veículos mais pesados vão poder utilizar o desvio a partir desta sexta (5). Menezes ainda destacou que o trecho destruído pela chuva vai passar por um estudo geológico e só depois vai ser recuperado, mas que ainda não há previsão para o início da obra. (Foto: Reprodução/ TV São Francisco).