Ameaça de greve da aviação civil pode prejudicar funcionamento do aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina

0
3

greve

Trabalhadores da aviação Civil prometem fazer uma paralisação parcial na próxima quarta-feira, dia 03 de fevereiro. Os aeronautas e aeroviários vão parar das 6 às 8 da manhã.

Os aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont e Galeão no Rio de janeiro, Viracopos em Campinas, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza podem ficar parados das 6 às 8 da manhã do dia 3 de fevereiro.

Isso poderá atingir os trabalhos no aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina, pois alguns aviões fazem escalas nessas cidades citadas, além de existes voos diretos para os aeroportos de São Paulo e Salvador, por exemplo.

O anúncio foi feito pela Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil, FENTAC. Ela diz representar cerca de 70 mil profissionais. A categoria está insatisfeita com a proposta de reajuste salarial.

As empresas propõem um reajuste de 11%, segundo o índice do INPC, que mede a inflação, dividido em parcelas de acordo com a faixa salarial e sem pagamento retroativo.

Os trabalhadores pedem um reajuste de 11%, mesmo valor, mas sem ser dividido por faixa salarial e retroativo a data base, que foi dia 1º de dezembro. O presidente da FeNtac, Sérgio Dias, diz que a categoria já flexibilizou ao máximo a proposta.

Sergio explicou que a proposta da empresa causa uma grande perda salarial, uma vez que os reajustes são parcelados até final do ano. As empresas argumenta que essa é a proposta viável dentro do atual cenário econômico.

Os sindicatos filiados à FENTAC vão usar os meios de comunicação para alertar os passageiros para que não comprem passagens para o dia 3 de fevereiro, das 6h às 8h da manhã, e, que se possível, antecipem suas viagens.