A secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, está convocando a imprensa local para uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (2), que irá tratar sobre a situação do município, em relação aos dois casos de microcefalia.
Até 28 de novembro foram notificados 1.248 casos de microcefalia no país, identificados em 311 municípios de 13 Estados e Distrito Federal, segundo divulgou nesta segunda-feira (30) o Ministério da Saúde. Um recém-nascido teve resultado positivo para o vírus zika. Os outros estão em investigação. O Ministério da Saúde chama de casos suspeitos pois ainda precisa confirmar que todos os casos de microcefalia notificados têm realmente relação com o zika. Sete pessoas já morreram em decorrência do vírus.
Em todo o ano de 2014 foram notificados 147 casos de microcefalia no país. Comparado ao número de casos notificados neste ano, houve um crescimento de 749% no total.
Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região. O Estado decretou estado de emergência e conta com uma equipe de acompanhamento dos casos desde 22 de outubro.