O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No dia 27 de novembro o Ministério da Saúde instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer, com o objetivo de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle e prevenção da doença.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. Ainda de acordo com o Inca, as causas do câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas, ou seja, as causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos de vida. Já as causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente predeterminadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.
De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são associados ao consumo do cigarro que é fator para o câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol, fator para o câncer de pele, entre outros. “O maior desafio da oncologia é a melhora da qualidade de vida, ou seja, quanto mais incutirmos nas pessoas a importância de hábitos saudáveis, que vai desde a alimentação à prática de alguma atividade física, isso ocasionará uma redução progressiva na incidência e prevalência da grande maioria dos cânceres”, afirmou o médico oncologista Gray Portela.
Atualmente, a grande meta da Apami, instituição filantrópica, é colocar em funcionamento o Hospital Dom Tomás que está em construção. O HDT será uma Unidade de Alta Complexidade e vai oferecer serviços de prevenção, com exames laboratoriais e tratamentos complexos como quimioterapia, hormonioterapia, cirurgia de pequeno, médio e grande porte e pediátrica; além de radioterapia, mastologia, urologia, hematologia, ginecologia, patologia, clínica geral, cuidados paliativos, serviços de enfermagem, nutrição, assistência social e fisioterapia.