O Pacto pela Vida perdeu nova batalha para a violência. Pernambuco ultrapassou a marca de 3.440 homicídios registrados neste ano. O número superou a quantidade de assassinatos contabilizada ao longo de todo o ano de 2014. Isso significa que pela segunda vez consecutiva o Pacto pela Vida fechará o ano com resultado negativo.
A derrota já era esperada pela cúpula da Secretaria de Defesa Social. Apenas nos meses de maio e junho houve redução nos homicídios, mesmo assim com resultados bem tímidos. Já nos últimos três meses, o crescimento no número de mortes foi assustador. Para se ter uma ideia, outubro registrou aumento de 33% nos assassinatos em relação ao mesmo período de 2014.
Sem novas metas e anúncio de mudanças, o Pacto pela Vida perdeu fôlego. Na verdade, isso já vinha acontecendo desde abril de 2014, quando teve início a queda de braço entre o movimento sindical da Polícia Militar e o Governo do Estado – que resultou em greve da categoria. Desde então, o programa não consegue mais reverter os números negativos.
Pressionado, o Governo do Estado anunciou, na semana passada, a troca de todo o Comando da Polícia Militar de Pernambuco. O coronel Carlos D´Albuquerque assumiu a corporação em substituição a Antônio Pereira Neto, que estava no cargo desde janeiro. Nos bastidores, comenta-se que até janeiro outras mudanças na gestão da segurança pública devem ser anunciadas, mas ainda é precoce falar em nomes que estão sob análise do governador Paulo Câmara.
Confira os números de homicídios registrados em Pernambuco neste ano:
Janeiro – 323
Fevereiro – 325
Março – 336
Abril – 324
Maio – 313
Junho – 265
Julho – 301
Agosto – 328
Setembro – 292
Outubro – 381
Novembro* – 250 (até dia 23)