Nesta semana, técnicos da Codevasf acompanharam representantes do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho e do Conselho de Administração em visita às obras de implantação de flutuantes no lago de Sobradinho. Ação que irá garantir o fornecimento de água ao Perímetro.
O que se pode ver foi uma obra em ritmo acelerado e já partindo para a fase final. Ao longo das ultimas semanas, engenheiros e contratados da Codevasf têm trabalhado de segunda a sábado (o máximo permitido pelas leis trabalhistas, que exigem um dia de folga por semana), 20 horas por dia. O resultado disso é que ainda esta semana, a estrutura onde o canal está sendo perfurado já estará pronta. Dos 2300 metros de canal que serão executados, 1700 já estão concluídos. Desses 1,7 km de canal escavado, 1,6 km já está com manta aplicada. Até a próxima segunda-feira canal e manta já estarão finalizados. Nesta quarta-feira iniciou-se o processo de concretagem do canal, que deve ser finalizado até a primeira quinzena de dezembro
.
Além disso, os cinco sistemas flutuantes que a Codevasf se comprometeu a instalar, já estão em fase final de implantação. Os tubos estão montados e colocados no local onde as motobombas irão captar a água.
Entenda a Obra
O Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho capta água do lago de Sobradinho através de uma estação de bombeamento. O local no lago onde esta estação capta água está, a cada dia, com o volume de água reduzido e, em breve, poderá chegar a um nível onde não será mais possível fazer a captação.
Para que isso não ocorra, a Codevasf irá captar água, através da implantação de motobombas flutuantes, em uma região do lago onde o volume acumulado é consideravelmente maior que o volume onde está a estação de bombeamento do Nilo Coelho. Essas motobombas captarão a água e a levará, através de tubulação, até um canal. Este canal, por sua vez, irá levar esta água até a região onde está localizada a estação de bombeamento principal do Nilo Coelho, garantindo, assim, o abastecimento dos irrigantes.