Em seminário, Gonzaga Patriota alerta sobre interligação entre as bacias do Tocantins com rio São Francisco

0
2

gon

É cada vez mais forte a pressão popular pela aprovação do Projeto de Lei nº 6569/13, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que prevê a interligação entre as bacias do rio Tocantins com o rio São Francisco. O parlamentar já promoveu audiências e tem participado de vários eventos para explicar os detalhes do referido PL e escutar a população.

Neste sábado (21), Patriota foi convidado para palestrar no Seminário “Velho Chico Sempre Vivo!”. Promovido pelo Rotary Clube Juazeiro São Francisco.

De acordo com Wilson Mattos, governador assistente do Rotary Clube, o objetivo do evento foi provocar uma discussão em torno do atual cenário em que se encontra o rio São Francisco.

“A questão dos recursos hídricos e do saneamento é uma das áreas de enfoque do Rotary Clube Internacional, então entendemos que não poderíamos ficar a margem dessa discussão. Com isso, decidimos realizar esse evento com o objetivo de provocar uma discussão entre técnicos, lideranças civis e políticas; estudantes e a sociedade em geral para juntos enumerarmos as propostas de superação e, possíveis soluções desse desafio que é a crise hídrica por qual está passando o nosso Velho Chico”, disse.

Durante sua palestra, Gonzaga Patriota destacou dois pontos: impacto ambiental e aceitação do PL por parte dos tocantinenses. O socialista explicou que foi feito um estudo sobre a interligação entre as bacias do rio Tocantins com o rio São Francisco coordenado pela equipe do então vice-presidente José de Alencar, mas informou que esse estudo precisa ainda ser mais aprofundado.

“Governadores, deputados e os tocantinenses apoiam o meu projeto. Eles sabem que rio Tocantins tem 10 vezes mais água do que o rio São Francisco e estão solidários com a nossa causa”, ressaltou.

Patriota terminou a palestra fazendo um alerta: “Onde antes encontrávamos fartura de água, agora só encontramos escassez. Onde passava barcos, agora passam carros e carroças. Várias famílias ribeirinhas foram obrigadas a se mudarem. Quando o rio é invadido pelo mar é um dos principais sinais que ele está morrendo. Espero que esse meu PL seja aprovado antes que o Velho Chico morra. Vamos ter de volta a vida do rio São Francisco, pois ele é o nosso oxigênio”, avaliou.