Candidatos aguardam publicação de edital para concurso da PM-BA 2016:

0
5

pm

O governador Rui Costa já anunciou que realizará o concurso para soldado da Polícia Militar da Bahia em 2016. Contudo, não informou a data. Rui Costa respondeu a questionamentos de internautas durante o “Face to Face” – bate-papo no Facebook. Acredita-se que o concurso ainda seja realizado no 1º semestre de 2016.

Os candidatos devem intensificar seus estudos, visto que o concurso PM-BA costuma ser um dos concursos da área militar mais concorridos do Brasil. Um fator motivador é a quantidade de vagas, normalmente milhares. Além de tudo, há grande possibilidade de convocação dos excedentes. O salário inicial é de R$2.197,78.

Conteúdo das Provas

No concurso da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) os candidatos são avaliados pelas matérias de: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico-Quantitativo; História do Brasil; Geografia do Brasil; Atualidades; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direitos Humanos; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Penal e Noções de Igualdade Racial e de Gênero.

Pré-Requisitos para ser Policial Militar da Bahia

São requisitos e condições para o ingresso no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia, na condição de Aluno Soldado PM/BM com base no último edital(podem ocorrer mudanças para o próximo edital):

  • ser brasileiro nato ou naturalizado ou gozar das prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal;
  • ter o mínimo de 18 (dezoito) e o máximo de 30 (trinta) anos de idade completos, comprovado por meio de documento de identidade atualizado, na data fixada para matrícula no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar. Considera-se 30 (trinta) anos, para o candidato que tenha até 30 (trinta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias no ato da matrícula no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar;
  • possuir o curso de Ensino Médio completo (antigo 2º grau) ou curso técnico equivalente;
  • possuir estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • estar em dia com as obrigações militares, quando do sexo masculino;
  • encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
  • não ter registro de antecedentes criminais;
  • ter aptidão física e mental, comprovada mediante exame médico-odontológico, testes físicos e exames psicológicos, conforme Portaria nº 050 – CG/08 e Portaria nº 064 – CG/11.
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B.