O secretário de Cidades de Cuiabá (MT), Eduardo Chiletto, revelou que a prefeitura de Petrolina (PE) fez uma oferta para comprar o material rodante do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá. A declaração sobre a proposta de negócio aconteceu nesta segunda-feira (19), na Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ainda conforme o gestor, a garantia dos trens termina em novembro deste ano. Ao todo, os 40 vagões do novo modal custaram R$ 497.990.000,00 aos cofres públicos.
Atendendo a um pedido requerido pelo deputado Emanuel Pinheiro (PR), o secretário esteve na Sala das Comissões da ALMT prestando informações a respeito das obras do VLT. Lá, ele informou que a prefeitura de Petrolina (PE), a qual também implantará o modal, fez uma oferta para comprar o material rodante de Cuiabá: “Houve uma reunião e eles demonstraram a intenção de comprar”, declarou o gestor da pasta.
O secretário ainda explicou que nem chegou a conversar sobre valores com os representantes de Petrolina. “Eu nem quis saber disso. Não posso negociar. Só se o contrato com o Consórcio fosse rescindido totalmente”, explicou Eduardo Chiletto.
Também foi informado que a garantia do material rodante com a CAF Brasil, empresa responsável pela fabricação dos trens, termina em novembro deste ano: “Ou renovamos, ou perdemos esse material”, declarou Chiletto. Em julho, durante uma inspeção da Secretaria de Cidades (Secid) foram localizados vagões pichados e alvos de vandalismo. O Consórcio foi notificado para restaurar o material.
Antes de ouvir as perguntas dos deputados, Chiletto também fez uma análise geral de como o governo encontrou as obras e o que fez até agora. As primeiras composições do VLT começaram a chegar à Cuiabá em novembro de 2013. Na ocasião, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), fez inclusive um ‘desfile’ de carro aberto para mostrar à população os novos trens. Os últimos, dos 40 vagões, chegaram à capital mato-grossense em junho de 2014, pouco antes do início da Copa do Mundo. Ao todo, foram pagos R$ 488.050.000 (98%), dos R$ 497.990.000,00 previstos em contrato.
VLT de Petrolina
O VLT na cidade pernambucana custará cerca de R$ 117 milhões, sendo que R$ 83 milhões serão para o VLT e R$ 29 milhões para a pavimentação e qualificação de vias urbanas. O projeto inicial prevê quatro vagões para um trajeto de 4,8 quilômetros. Serão cinco estações e dois terminais centrais, sendo divididos em Estação Central, Rodoviária, Sementeira, Ceape, Parque de Integração, Vila Verde e Pedra Linda. (Olhar Direto).
Em petrolina tudo é mais caro.
Se é pra recuperar a perimetral segundo disseram numa radio o valor é de mais de 100 milhões.
Se é VLT 500 milhões.
E o povo oooooooooooooooooooooooo.
Em Sobral a implantação dos VLTs custaria em torno de R$50 milhões… com superfaturamentos chegou a R$90 milhões…
Lá são 12,1 km de linhas dos VLTs. Aqui em Petrolina o projeto já começa com R$117 milhões, por apenas 4,8 km. Como pode isso???
Outro detalhe… Em Sobral são 5 veículos, aqui “serão” 4… Vai entender viu…
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