Beneficiadas com cisternas recebem cartilha educativa de combate ao câncer de mama

0
1

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Com o propósito de contribuir com causas importantes, como o combate ao câncer de mama, o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) elaborou uma cartilha educativa, que visa levar informações sobre a doença as mulheres beneficiadas pelo programa de implantação de cisternas, desenvolvido nos municípios do território. A cartilha faz parte de uma ação em apoio a Campanha Outubro Rosa e será distribuída durante todo o mês nas capacitações realizadas nas comunidades.

A cartilha traz, em seu conteúdo, informações sobre os sintomas e formas de prevenção do câncer de mama, além de trazer uma ilustração que ensina como realizar o autoexame da mama, bem como, onde e a quem recorrer, caso algo seja percebido. O objetivo do Consórcio é fazer com que mulheres, que, em meio às dificuldades do seu dia a dia no semiárido deixam de tomar os cuidados essenciais com seu corpo, adquiram conhecimento para que possam se prevenir.

A trabalhadora rural do assentamento Luiz Nunes, em Casa Nova, Marise Andrade, é uma das beneficiadas com cisterna pelo Constesf e recebeu o material educativo. “Eu nunca fiz nenhum exame de mama, eu gostei dessa cartilha porque a gente aprende como fazer o exame sozinha para ver se tem algum caroço e se prevenir”, comentou.

Para o presidente do Constesf e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, não podemos ignorar que a prevenção é fundamental no combate a doença, por este motivo, o consórcio considera importante essa ação.

“Grande parte das cisternas que estamos implantando no território é entregue às mulheres da casa, por isso, também é importante que levemos a elas informações que possam ajudar na sua qualidade de vida. O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e o Constesf acredita que a informação é o melhor caminho para a prevenção”, salientou.