Conselho Estadual do Meio Ambiente pode realizar próxima reunião em Petrolina

0
3

conselho

A próxima reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) pode acontecer em Petrolina. O ofício solicitando o encontro na região do São Francisco foi encaminhado esta semana pela gestora da Agência do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) e conselheira titular do Consema, Denise Lima. A pauta principal deve ser a adequação do decreto estadual 41.546/15, que fala sobre a criação da Unidade de Conservação Tatu Bola. Nos dois últimos eventos do Conselho Estadual, as alterações não foram votadas por falta de quórum.

“É importante que os conselheiros discutam todos os detalhes que são pertinentes a essa demanda e possam chegar a um consenso. Acreditamos que é de grande valia criarmos espaços de preservação e conservação do Meio Ambiente, no entanto, não podemos nos esquecer do elemento humano, que na verdade é quem vai interagir com a fauna e a flora. O refúgio Tatu Bola foi aprovado no ano passado, mas muitas comunidades que vivem nas áreas de implantação alegam não terem sido ouvidas e muitas questões estão em aberto. Precisamos resolver isso para que, uma vez implantada, a unidade de conservação destaque-se por seus pontos positivos”, enfatiza Denise.

O Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola deve abranger áreas dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. A proposta da criação desta Unidade de Conservação é preservar o ecossistema Caatinga, em uma área correspondente a 110 mil hectares. De acordo com o decreto 41.566, a manutenção e conservação do Parque será desenvolvida de maneira interinstitucional, com a participação das esferas públicas dos poderes constituídos, universidades, Conselhos de Meio Ambiente e a comunidade de maneira geral.

Agricultores familiares que residem na região alegam que não foram ouvidos durante o processo e que a implantação do Refúgio vai trazer problemas porque eles não terão como desenvolver suas atividades cotidianas.